4 dicas para produzir produtos personalizados

Este post vai te ajudar a entender tudo sobre personalização, se quiser investir nesse mercado.

Você gostaria de abrir um negócio para fabricar e vender produtos personalizados? Quer entender melhor como começar a personalização de um produto? Pretende compreender melhor sobre os processos de fabricação de produtos personalizados? Precisa personalizar seus produtos e está procurando parceria?
        Neste post, vou te dar dicas de como ter êxito trabalhando com estamparia digital têxtil e os caminhos para personalizar seus produtos.
Hoje, para começar em algum negócio devemos ter um mínimo de entendimento sobre o que pretendemos fazer, ou seja, definir o seu produto. Conhecimento técnico é necessário, mesmo que seja básico, para poder ter uma boa tomada de decisão no momento de ampliar a produção dos seus produtos personalizados e serviços. Esta visão é um grande passo para tornar-se bem sucedido.
O que vamos abordar neste texto:
• Porque escolher personalização de produtos;
• Escolha do produto;
• Escolha do melhor processo de impressão do produto personalizado;
• Como inovar e crescer com impressão digital em produto personalizado.
               Antes do conteúdo, vou contar aqui um breve resumo da minha história neste ramo. Me chamo Carlos, iniciei junto com a minha esposa, Patricia, no mercado têxtil em 1985 como sacoleiro, revendendo peças confeccionadas. Com muito trabalho, fomos crescendo, me especializando com cursos técnicos e trabalhando em diversas etapas da cadeia produtiva. Entendi que este setor de personalização de tecidos e camisetas sempre está em profunda atualização de máquinas, processos e produtos. Contamos sempre com boas parcerias dos nossos fornecedores que ajudaram com informações em inovações de produtos e insumos. Desta forma, conseguimos manter nosso negócio e ter uma recorrência nas vendas. Esta é uma dica que dou: buscar parceiros comerciais comprometidos em ter inovação, qualidade e pontualidade na entrega, resumindo: parceiros que te oferecem uma solução.


Exemplo de imagem
Agora, vamos ao que interessa: 

1 – POR QUE ESCOLHER ESTA ÁREA DE PERSONALIZAÇÃO? 

          Hoje , com a crise e o desemprego que alarmou nosso país, ter um negócio que sempre requer novidades é muito interessante. Você desenvolvendo seu produto com estampas personalizadas está um passo a frente da concorrência e cria um ciclo de renovação nas vendas junto ao seu cliente.
Imagine você desenvolver do seu gosto um produto exclusivo, “feito por você”, apresentar para as pessoas e ser um sucesso! Olha que máximo, isso é o futuro, é o diferencial! Iniciar nesse ramo te permite, mesmo sem loja física, trabalhar em casa, fazendo o seu horário e sendo dono do seu próprio negócio!  Melhor ainda: o mercado é muito amplo, o que possibilita atingir vários públicos e criar vários produtos. 

2 – ESCOLHA DO PRODUTO 

          1° Passo: Tenha uma ideia de qual produto você quer trabalhar. Como falei anteriormente, o mercado é muito amplo e você pode escolher:
Moda feminina: blusas, vestidos, calças, etc.
Moda masculina: camisetas, boardshorts, bermudas, etc.
Linha esportiva: camisas de futebol, handebol, ciclismo, etc.
Moda praia: biquínis, maiô, sungas, cangas, saídas de praia, etc.
Linha promocional: camisetas, abadás, bandanas, almofadas, capas de malas, etc.
Linha home: avental, toalhas de mesa, capas de almofadas, sousplat, etc.
        2° Passo: Defina o tipo de tecido que melhor se encaixa no seu produto, ex: chiffon, lycra praia, dryfit, seda, m/malha de algodão, crepe, microfibra, oxford, etc. Fique atento a sua composição para determinar o processo correto de impressão. Ex: 100% poliéster, 100% algodão, 82% poliéster/18% elastano, 100% viscose. Verifique se o tecido escolhido é tubular ou ramado (aberto) para obter o melhor rendimento no corte e na impressão.
Dica importante: Estamparia em metro corrido, o tecido precisa ser aberto (ramado).

      3° Passo: Prepare as modelagens, faça as peças piloto e seus ajustes. As pilotos podem ser confeccionadas no tecido branco para agilizar o processo e, após aprovado, entre em contato com a estamparia para ser orientado qual melhor processo de impressão.
       Caso queira imprimir camisetas em algodão com artes localizadas, estude a melhor proporção para ter uma boa leitura da imagem a uma certa distância. Desenvolva com harmonia as cores e a distribuição dos elementos e texto. Escolha em qual lado será impresso, frente ou costas.
      Caso queira imprimir tecidos a metro (no jargão do mercado fala-se metro corrido), verifique a largura do tecido e faça um cálculo do consumo de tecido por peça montando o risco com as modelagens. Nunca esqueça que o tecido precisa estar ramado (aberto).

3 – ESCOLHA DO MELHOR PROCESSO DE IMPRESSÃO NO PRODUTO PERSONALIZADO

         Você sabia que conforme o tipo de fibra e composição do tecido existe um tipo de tinta e processo para a impressão específico? Entenda como escolher.

SILK KORNIT DTG – Estamparia Digital DTG (direct to garment) em camisetas ou peças cortadas em tecidos claros ou escuros.
       Este processo pode ser aplicado em fibras naturais, como algodão, linho e seda natural; fibras não naturais (artificial regenerada), como viscose; fibras não naturais sintéticas, como poliamida na cor clara.
       Nas fibras citadas acima, podemos utilizar as tintas pigmento (DTG), corante reativo ou corante ácido (poliamida). No geral, o processo de impressão pode ser através de tela, cilindro ou digital e envolve pré e pós tratamento.

       Aqui, na Rossina Estamparia, estamos focados em imprimir sob demanda camisetas, blusas femininas, calçados e biquínis através do processo digital DTG (direct to garment). Usamos tinta pigmento ecológica, à base de água, com certificação OEKO-TEX. Formato máximo de impressão 35cm largura x 45cm altura, as peças podem vir cortadas ou fechadas.
Atendemos pequenas , médias e grandes tiragens.
Saiba mais, clicando aqui.

SUBLIMAÇÃO
         Este processo pode ser usado em fibras sintéticas de poliéster. Os tecidos podem ter a sua composição 100% poliéster ou mistos de poliéster com elastano, algodão, etc, menos viscose.
         Utiliza-se corante disperso para imprimir nas fibras de tecidos sintéticos que possuam poliéster em sua composição.  O processo de impressão pode ser através de sublimação digital, tela ou cilindro envolvendo pré e pós-tratamento.
Dica importante: Para conseguir uma boa saturação das cores (cores fortes), o tecido precisa ter no mínimo 70% da fibra de poliéster.

         Aqui, na Rossina Estamparia, imprimimos a metro corrido (metro) sob demanda qualquer tecido na composição de poliéster, com ou sem elastano em diversas gramaturas (ex: paetê, tule, microfibra, oxford, oxfordine, transparência silk, seda de poliéster, lycra praia de poliéster, crepe georgete, crepe de chine, chiffon, malha de poliéster, malha newprene, jersey, helanca light, dryfit, etc), através do processo de Sublimação Digital com alta resolução, atendendo pequenas, médias e grandes tiragens.
      Os formatos de impressão podem ser localizados até 80cm largura x 100cm altura, podendo imprimir peças cortadas ou fechadas. Em metro corrido, a largura máxima varia de 1,50 a 1,76 metros de largura, sem limite de metragem.

SUBLIMAÇÃO INDUSTRIAL
        A Rossina, seguindo a sua filosofia de anos de trabalho, inovou mais uma vez e trouxe este novo processo de produção na qual você consegue fabricar seus produtos, dentro do padrão da Indústria 4.0 (produção puxada pela venda).
Ganhe tempo estampando e cortando o seu tecido no mesmo lugar sob demanda, evitando transportar a mercadoria de uma empresa para outra, economizando custo de frete e tempo de produção. 

        Saiba mais sobre os processos de Sublimação, clicando aqui.

4 - COMO INOVAR E CRESCER COM IMPRESSÃO DIGITAL EM PRODUTO PERSONALIZADO
Mencionei antes que o ramo de estamparia digital é um negócio que está em constante renovação. Imagine você vender na sua loja, a mesma camisa com ou sem estampa e outros três estabelecimentos do bairro ou cidade também comercializarem?
Há uma boa chance do seu público alvo se dividir, concorda? Agora, se você tiver uma linha personalizada, sua concorrência será zero. Além disso, a personalização será importante para fidelizar e agregar valor para seus clientes.

GOSTOU DO CONTEÚDO? 
       Esta foi uma introdução básica sobre o mercado de estamparia digital e personalização de tecidos, camisetas e produtos.
       Este conteúdo foi dedicado a você e pensado para você que decidiu empreender na fabricação e venda de produtos personalizados. Busque sua independência financeira e mais tempo para aproveitar a vida com a sua família!
       Com este post, espero ter sido útil para ajudar você a iniciar no segmento de personalização de produtos têxteis. Boa sorte e te esperamos para construirmos uma parceria duradoura!
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